Postagem em destaque

A Interdependência entre Cérebro e Sistema Imunológico

Technorati Tags: cérebro , sistema imunológico , palavras , doenças , pensamentos Permitir transformar nossas palavras, pensamentos e s...

terça-feira, 1 de novembro de 2016

IDENTIFICAÇÃO

mE REVELOjpg
'Haja Coração', novela da TV Globo das (19 h/2016), busca criar identidades através da roupa, na identificação com as divas italiana e francesa (exemplo, Sophia Loren e Brigitte Bardot). 

É normal que os telespectadores comprem roupas bem parecidas com as usadas nas novelas, como uma opção de look ocasional, sem qualquer conexão com caprichos ou desejos de encontrar o seu próprio eu na pessoa de certa atriz. O contrário disso é identificação prejudicial, usada como um mecanismo de defesa. Existem alguns tipos de identificação prejudicial:

A Identificação Imitativa transfere qualidades da personalidade de outra pessoa para você mesmo, imitando-a na forma como ela se veste, caminha, fala, gesticula, levanta a sobrancelha, dirige às pessoas, entre outros aspectos. É a vivência de um conflito pessoal sobre a questão narcísica do "eu me amo". Na dificuldade de amar a si mesmo, você está projetando o seu "me" em outra pessoa. Talvez você venha a exibir um visual igual àquela mulher que você admira e, nesse embalo, o parecer-se com ela é mais profundo do que se imagina, é a busca de si mesmo. Situação que mexe com você, fazendo que tenha consciência dos próprios sentimentos após a identificação. Você pode estar vivendo uma dependência de provisão externa para ser feliz ou para estar no auge, pois lhe falta personalidade própria definida.

Outro tipo de identificação é a Identificação Psicogênica.  Você busca ser semelhante a uma pessoa do sexo oposto, sendo capaz até mesmo de alterar o equilíbrio hormonal para ter a voz, o corpo ou outras formas modificadas. A soma de seus interesses se volta contra você mesmo! 

Em outro tipo, a Identificação Múltipla, você se identifica com várias pessoas e tem a capacidade de imitá-las ao mesmo tempo.

Já na Identificação Histérica, você é uma pessoa sem lugar, que não se encontrou, assim, busca seu lugar na outra pessoa, por exemplo, escolhendo a mesma profissão da sua irmã ou do pai, sofrendo da mesma enfermidade que afetara, anteriormente, a seu pai (ou outra pessoa com quem conviveu).

Por último, a Identificação na Esquizofrenia, temos como exemplos: 1. Um sequestrador que faz a sua própria esposa de refém, abraçando-a com uma mão (se identificando com o esposo amoroso) e com a outra apontando-lhe a arma (identificando-se com o assassino); 2. Uma mulher identifica-se, ao mesmo tempo, com a esposa amorosa (abraçando o esposo com uma mão) e com a esposa cruel (ao ameaçá-lo com a outra mão).
Toda imitação, consciente ou inconsciente pressupõe uma identificação, infelizmente é um mecanismos de defesa ineficaz, que, por fim, gera desconforto, pois é um processo psicológico utilizado para diminuir a angústia ou as tensões, resultantes de conflitos internos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário